Hello, everyone!
Nesse post falarei algo sobre o qual muitas pessoas têm uma ideia completamente equivocada: fluência.
Na atual escola de idiomas onde trabalho, ouvi dois alunos conversando na sala de espera. O diálogo deles era parecido com esse:
- Meu professor de inglês da escola não é fluente.
- Que absurdo! Como assim?
- Perguntamos a ele o que era cambista em inglês e ele não sabia.
- Poxa... para dar aula tem que ter no mínimo um inglês fluente.
Tive uma vontade enorme de entrar na conversa, mas infelizmente seria algo que demoraria muito tempo e eu estava prestes a entrar em aula.
O que acontece é que as pessoas acham que ter "fluência" em um idioma, é saber falar qualquer coisa sobre qualquer coisa. É o fato de um professor de inglês falar sobre física quântica ou engenharia mecânica.
Vamos ver o que o dicionário diz sobre fluência?
- fluência
flu.ên.cia
sf (lat fluentia) 1 Qualidade de fluente. 2 Espontaneidade. 3 Facilidade, clareza no falar ou no escrever.
Fluência, na verdade, é apenas aquilo que flui.
O diálogo de dois analfabetos seria algo fluente? A pessoa não possui o menor conhecimento gramatical mas a sua fala é completamente entendível. Ao se comunicar, ela consegue se expressar claramente, sem pausas, fluentemente.
O seu português é fluente? Então você deve ser capaz de falar sobre as últimas tecnologias da NASA e suas funções, não é mesmo? Entende todos os termos técnicos de uma agência bancária? Faz análise sintática de qualquer oração? Interpreta qualquer tipo de texto? Mas é fluente? Sim, é fluente.
Portanto, dirigindo-me à pergunta do título da postagem.
O inglês do Joel Santana é fluente? Vejamos:
O técnico de futebol comete incontáveis erros gramaticais e fonéticos. Porém, seu inglês fluiu. Ele disse o que queria dizer, as pessoas entenderam e houve uma comunicação. Isso é ser fluente.
Não confundam fluência com proficiência.
Proficiência, tratando-se de idioma, é o completo domínio gramatical e fonético.
Fluência é tudo aquilo que flui. Se você consegue se comunicar e as pessoas conseguem te entender, você é fluente, mesmo que sua gramática e pronúncia estejam erradas.
Se quer saber se a pessoa domina a língua inglesa, a pergunta correta seria:
Você é proficiente em inglês?
Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir sobre.
A tight hug,
Daniel Alves de Oliveira
Obrigado, prof Daniel!
ResponderExcluirSei que o seu empenho será útil a muitas pessoas, assim como eu.
Tenho 51 anos e sempre quis aprender um novo idioma e agora com a ajuda da internet, encontrei o seu blog. Já naveguei e passei por quase todo ele e definitivamente se eu não aprender a me comunicar agora...
Bem... gostaria mesmo era de lhe agradecer e perguntar como poderei ajuda-lo?
Grande abraço
WG
Olá, Wagner. Muito obrigado pelo seu comentário. Significa muito para mim. Na verdade, montei o blog no intuito de ser gratuito mesmo. Infelizmente, como trabalho muito, dando aulas de inglês em escola, tem sobrado pouquíssimo tempo para continuar o meu trabalho. Mas eu tenho tentado. Sua pergunta é: como poderei ajuda-lo? Minha resposta: você já me ajudou muito. Motivou-me imensamente. Obrigado. Desejo-lhe boa sorte no seu aprendizado e conte comigo para o que der!
ExcluirRespondendo a pergunta do outro comentário, por enquanto, não há como fazer downloads ainda porque para hospedar os arquivos para download há apenas duas formas, ou você paga um servidor, ou você hospeda em um armazenador virtual (sites como 4shared, mediafire etc). O problema da primeira opção é que eu não posso gastar com servidor agora, então eu estava colocando os áudios e apostilas nos armazenadores virtuais e os mesmos continham pornografia e conteúdo impróprio, então tirei a opção de download. No momento, para acessar o áudio apenas pelo website.
Um grande abraço, campeão!
Daniel
Eu ainda não falo fluentemente. No meu primeiro contato com um nativo foi no maranhão, ela era da Inglaterra. Eu falei gaguejando um pouco, mas o importante era que ele entendia o que eu falava! Me emocionei :D.
ResponderExcluirRailson, sei muito bem qual é a sensação! É realmente maravilhoso!
ExcluirObrigado pela visita e comentário!
Nossa, pouca gente conhece isso daqui! Tenho uma pergunta, terminando esse curso espera-se que o aluno fale inglês proficientemente? Abraço! E muito obrigado pela iniciativa!
ResponderExcluirDaniel, seu artigo resume muito bem fluência. Eu sou auto-didata, pesquiso muito e concordo, eu acredito que há inclusive dois tipos de fluência; Quando alguém fala uma só frase e o que foi dito sôa absolutamente natural, daí o interlocutor diz: Pôxa, seu Inglês é ótimo. A outra fluência é aquela que se aproxima da proeficiência, tão confundida pela grande maioria, muito vocabulário, muito conhecimento de expressões idiomáticas e assim por diante.
ResponderExcluirOutra coisa que aprendí recentemente é que o tempo de estudo tem que ser mensurado em horas, não dias, meses ou anos, já que há pessoas que fazem uma hora de estudo por semana durante seis anos e outras que fazem quatro horas diárias durante três meses. Quem está mais perto da fluência?
Valeu!