Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Por que ouvir é importante?

 photo Untitled-1-4.jpg Se você já fez um curso de inglês, você já passou pelas cobranças dos professores em questão a ouvir os CDs dos cursos, não é mesmo? Acontece que você não é obrigado a ouvir os CDs do curso, mas você deve ouvir sempre.
A razão disso é que sempre aprendemos a falar e ouvir primeiro. Quando você era bebê, seus pais falavam com você desde o berço. O seu cérebro começou a identificar e assimilar as palavras desde pequeno porque você ouvia todos os dias e, com isso, aprendeu a falar. Observe que você não precisou nem ir para escola para aprender a se comunicar. Você já sabia se comunicar muito antes de começar seus estudos. E tudo isso por causa do convívio com a língua.
No inglês, a coisa não é diferente. Todos os dias eu ouço alunos comentando: "Professor! Eu não consigo entender nada! Eu consigo ler e até falar, mas eu não consigo entender o que essas pessoas estão falando! É muito rápido!". Depois disso eu pergunto a eles se eles têm o costume em ouvir o que quer que seja em inglês (música, rádio, entrevista, filme, podcasts) e a reposta é sempre não. Então está explicado, é por isso que não consegue entender e -deixando bem claro- nunca vai conseguir.
Para que você consiga entender o que está sendo dito, você precisa praticar a sua listening comprehension - compreensão auditiva. No início é realmente muito difícil e acaba sendo frustrante e desanimador, mas é assim mesmo. O processo é demorado, é lento, mas você precisa começá-lo. Para praticar a sua listening comprehension você precisa nada mais, nada menos do que ouvir.
Mas o que eu deveria ouvir, professor?
Minha dica é que o aluno comece a ouvir coisas fáceis. Eu sempre indico desenhos infantis, séries infantis e filmes infantis. Por que? Geralmente, tudo que é voltado ao público infantil é de fácil entendimento: as palavras e estruturas são sempre bem simples.
Veja um exemplo:



Então é importante que o aluno tenha o hábito de ouvir sempre que possível o inglês. Quando for ao cinema, veja o filme legendado. Quando estiver afim de ouvir uma música, ouça uma que seja inglês.
Uma excelente ideia seria de colocar músicas, entrevistas, podcasts (o que é podcast?) em um aparelho de mp3 para que o mesmo possa sempre ouvir em qualquer lugar: ônibus, carro, fila de mercado etc.

Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida ou sugestão, deixe-a nos comentários! Será um prazer ajudá-lo e discutir um pouco sobre a língua inglesa.

A tight hug,
Daniel Alves de Oliveira

3 comentários:

  1. Tanto quanto músicas, games e filmes me ajudaram bastante no meu aprendizado na língua.
    Gostei bastante do blog
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por esta dica tão valiosa, irei procurar me esforçar mais neste aspecto, para o aprimoramento da língua.

    Abraço, Adelmo Marinho.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e pelo comentário. Um abraço!

    ResponderExcluir

Não é obrigado comentar, mas se comentar, obrigado!
* Deixe suas dúvidas, trabalhos de casa, sugestões ou elogios;
* Seu comentário deve ser referente ao tema;
* Não faça propagandas aqui;
* Textos ofensivos e fora do assunto serão excluídos;
Todos os comentários bem elaborados serão retribuídos.